terça-feira, 16 de agosto de 2011

Scaphognathus

O Scaphognathus viveu no fim do Jurássico, na Europa. Tinha uma cabeça pequena com um focinho arredondado e achatado, o que lhe valeu o nome de "maxila de barca". Possuía longos dentes pontiagudos e bem afiados, 18 no maxilar superior e 10 no inferior.

Descoberto em 1831, foi um dos primeiros pterossauros conhecidos. Alguns dos fósseis descobertos eram de Scaphognathus juvenis. O modo como os ossos se desenvolviam e endureciam testemunha um crescimento que permitia aos jovens atingirem rapidamente o tamanho definitivo. As aves actuais desenvolvem-se do mesmo modo, ao contrário dos répteis, que crescem ao longo de toda a vida (embora cada vez menos). De acordo com os crânios fósseis, os pterossauros possuíam um cérebro grande para o seu tamanho, mais uma vez, tal como as aves e não como os répteis.

Originalmente, o Scaphognathus crassirostris - a única espécie de Scaphognathus conhecida - era classificada como sendo uma espécie de Brachytrachelus, outro pterossauro, sendo que em 1831, aquando da primeira descoberta deste dinossauro, a classificação como Brachytrachelus era certa. Mas, anos mais tarde, novas descobertas fósseis deste dinossauro revelaram que há algumas diferenças e que afinal se tratava de um pterossauro novo, e não de um Brachytrachelus, a qual o Scaphognathus tem muitas parecenças.
Quanto ao habitat deste dinossauro, não foi descoberto nada, a única coisa que se sabe é que era, claro, um pterossauro que voava pelos céus - tal como todos, é um dos pterossauros que não se sabe ao certo onde costumava viver...
Além de ser parecido ao Brachytrachelus e ao Rhamphorhynchus, este dinossauro também é aparentado ao Pterodactylus (link do blogue), Pachyrhamphus e ao Ornitocephalus.
Descobertas em bom estado permitiram descobrir que este dinossauro tinha um cérebro grande em relação ao corpo.





Ficha técnica:

Nome: Scaphognathus
Data: -150 milhões de anos (Jurássico)
Jazidas de fósseis: Europa
Comprimento: 90 centímetros
Dieta: Peixes
Habitat: Céus (não foi descoberta nenhuma informação acerca disto, pois pode ter vivido em falésias ou na costa europeia).

Sem comentários:

Enviar um comentário