quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Triásico

Ainda muitos antepassados dos dinossauros existiam, como as Placerias. Também começaram a aparecer os primeiros dinossauros.

Os mais antigos fósseis de dinossauros encontram-se nas rochas de meio do Triásico, datando de há -230 milhões de anos. O mundo era então muito diferente, com um clima mais quente e seco, com vastas regiões de mato ou deserto salpicados por alguns arbustos secos e coriáceos, e muito poucas árvores.

A vida vegetal

As principais árvores do Triásico eram coníferas de agulhas, ginkgos e cicadáceas. As cicadáceas são árvores pequenas com aspecto de palmeiras, com um tronco direito e uma copa de longas palmas. O solo era coberto por um tapete de fetos, cavalinhas, e musgos que cresciam em locais húmidos.

As regiões centrais do vasto continente do Triásico estavam muito afastadas do mar. Desenvolveram-se aí grandes desertos, com os ventos a soprarem nas alturas rochosas e desoladas.
O mundo do Triásico não estava dividido em zonas climáticas como as que existem hoje. Os pólos não tinham gelo. A Pangea derivava para o Pólo Norte e o Pólo Sul ficava no meio do oceano. As temperaturas variavam entre tempestades e quentes, e as chuvas eram raras. Nos períodos de chuva formavam-se pequenos riachos que corriam para os vales, mas os seus leitos estavam secos durante a maior parte do ano.

A "carta" do Triásico

Pangea
Todos os continentes actuais formavam um único bloco: a Pangea, rodeado por um imenso oceano, a Pantalassa. Todavia, a Pangea começou a dividir-se em dois e formou-se um mar (Mar de Tétis) entre as suas duas partes.

Os animais do Triásico

Nesta época, e para além dos dinossauros, também prosperavam numerosos tipos de répteis, tais como os Rhynchosauros herbívoros, não muito maiores do que porcos, e os ferozes cinodontes, semelhantes a cães. Os primeiros crocodilos percorrem a terra e as tartarugas evoluem nos lagos e mares. Surgem também os primeiros mamíferos, semelhantes a pequenos musaranhos.

As tendências do Triásico


O Triásico conheceu diversas tendências evolutivas. Os primeiros dinossauros, tal como o pequeno Eoraptor e o maior Herrerassaurus, foram carnívoros. A seguir apareceram os prossaurópodes herbívoros, com as suas cabeças pequenas, pescoços compridos e corpos arredondados.
Desenvolveram-se rapidamente e chegaram a atingir alturas de 3 a 4 metros e 1 tonelada de peso. Foi também nesse período que os primeiros pterossauros bateram as suas asas no céu.
Coelophisis - Um dos dinossauros do Triásico

Sem comentários:

Enviar um comentário