Existiam cerca de 5 espécies de Ceratosaurus: nasicornis, ingens, magnicornis, dentisulcatus, stechowi e meriani. O Ceratosaurus aparece em muitos documentários, produzidos, por exemplo pela BBC, aparece no filme Jurassic Park ///, sendo no filme mostrado como um dinossauro carnívoro que não dava muita importância aos visitantes - não causava problemas de maior -, aparece em muitos jogos, sendo o mais conhecido jogo em que o Ceratosaurus fez aparição o Jurassic Park: Operation Genesis.
Há rumores que dizem que o Ceratosaurus era semi-aquático, podendo nadar como o Spinosaurus, mas nada é oficial.
Foram achados muitos fósseis deste dinossauro, sendo que há até um esqueleto quase completo. O Ceratosaurus pertence a uma sub-classe inserida dentro da classe dos Terópodes (Terópodes=Carnívoros), essa classe chama-se Ceratosauridae, onde estão inseridos todos os Ceratosaurus, e dentro dos Ceratosauros estão incluídos também os Abelissauros e outros tipos conhecidos. Os Ceratosauridae viveram entre o final do Triásico, até o final da era dos dinossauros - final do Cretáceo. O Ceratosaurus nasicornis, um dos dinossauros dessa classe viveu, por exemplo no Jurássico Superior.
Como características os Ceratosaurus possuíam um chifre nasal, chifre que poderia servir para intimidar as presas ou os carnívoros que tentassem roubar a carcaça, ou até talvez para caçar, podendo ser um "utensílio" útil que poderia ferir o herbívoro que fosse atacado. Além disso também no dorso o dinossauro tinha uma fileira de pequenos nódulos ósseos.
Ceratosaurus atacando um Stegosaurus |
Ficha técnica:
Nome: Ceratosaurus
Data: -150 milhões de anos (Jurássico)
Jazidas de fósseis: América do Norte, Europa (Portugal) e África
Comprimento: 6 metros
Dieta: Carne
Habitat: Pântanos, podendo viver em florestas e desertos.
Sem comentários:
Enviar um comentário