terça-feira, 16 de agosto de 2011

Postosuchus

Esta criatura foi o maior carnívoro que alguma vez pisou a terra durante o período Triásico. Este espécime primo dos crocodilos era muito corajoso, e não tinha receios de nenhum animal na terra com excepção de... outro Postosuchus. Para que se vaia já familiarizando com esta espécie, adianto que apareceu no documentário da BBC - Walking With Dinosaurs - New Blood - onde 2 destes apareceram, uma fêmea, que acaba por morrer e ser devorada por Coelophysis, e outro, um macho, que após 1 decada, ganha o território da fêmea. Se já viu este documentário sabe de que animal estou falando. Está inserido dentro da classe Rauisuchidae - o Rauisuchus foi outro parente de crocodilo muito parecido ao Postosuchus.
No seu tempo de vida, acredita-se que a sua presa principal eram as Placerias, tal como aparece no documentário. Também aparece em Dinosaurs Alive e Primeval.

Este animal podia pesar até 1 tonelada. Quanto a dúvidas acerca deste dinossauro, cientistas têm 2 hipóteses, sendo que na opinião de muitos a 2º é mais credível: uma opção é que podia correr sobre 2 patas, como os dinossauros Terópodes. A segunda hipótese diz que não, e que no máximo o Postosuchus podia levantar-se sobre as 2 patas traseiras para amedrontar outros da mesma espécie que quisessem o território, ou para amedrontar presas. Para ter uma ideia do seu tamanho, em termos de comprimento um Postosuchus pode ser comparado com um Ceratosaurus nasicornis (link do blogue), dinossauro do Jurássico, pois ambos mediam 6 metros de comprimento, embora o Postosuchus medisse 2 metros de altura contra os 3 do Ceratosaurus. Como foi dito este carnívoro apareceu, cresceu e desapareceu durante o Triásico - primeira era dos dinossauros -. O nome Postosuchus significa "crocodilo de Post". Haviam 2 espécies de Postosuchus: P. kirkpatricki e P.alisonae.




Ficha técnica:

Nome: Postosuchus
Data: -228 milhões de anos (Tríasico)
Jazidas de fósseis: América do Norte
Comprimento: 6 metros
Dieta: Carne
Habitat: Florestas

Sem comentários:

Enviar um comentário