Em 1877, o geólogo inglês Richard Lydekker (1849-1915) atribuiu o nome de Titanosaurus indicus "lagarto titânico da Índia", ao novo dinossauro encontrado na Índia. Fora a primeira grande descoberta no hemisfério Sul. Lydekker chamou-lhe Titanosaurus referindo-se aos poderosos Titãs da mitologia grega, seres com uma força e poder excepcionais, por se tratar do maior dinossauro conhecido na época.
O Titanosaurus parecia-se com o Diplodocus. Tinha um longo pescoço e uma comprida cauda com a extremidade fina como um chicote. A pele estava coberta por placas couraçadas, tal como a dos outros titanossauros.
É provável que o Titanosaurus vivesse em grupos que se deslocavam constantemente, com uma mistura de animais novos e velhos.
O Titanosaurus era herbívoro e devia comer a vegetação clássica do fim do Cretácico. As plantas com flores, do tipo das magnólias e viburnum, tinham substituído as espécies antigas como fetos e cavalinhas e dominavam a vegetação baixa. As ervas ainda não existiam. Os castanheiros, aceres, nogueiras e faias cresciam ao lado das coníferas e das cicadáceas predominantes. O Titanosaurus tal como os outros herbívoros gigantes, tinha pedras no estômago (gastrólitos) que transformavam os alimentos numa polpa mais digerível.
A subclasse dos titanossauros, inserida dentro da classe dos saurópodes é a classe que alberga os últimos saurópodes antes da extinção dos dinossauros, onde está inserido, como já deu para ver, o Titanosaurus.
Ovo de Titanosaurus fossilizado |
Os achados de Titanosaurus são muito limitados, e, até agora, ninguém achou o crânio deste dinossauro - sendo por isso, um dinossauro que alguns cientistas acreditam ser um género de Diplodocus.
Nome: Titanosaurus
Data: -70 milhões de anos (Cretácico)
Jazidas de fósseis: África e Ásia
Comprimento: 20 metros
Dieta: Vegetais
Habitat: Florestas pouco densas
Sem comentários:
Enviar um comentário