quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Leaellynasaura

A Austrália ainda não se encontrava na sua actual localização quando os répteis reinaram sobre a terra. Ficava mais para sul e estava ligada à Antárctida. Os animais, incluindo o Leaellynasaura, um pequeno hipsilofodonte, tinham de sobreviver num clima frio e sombrio.


O Leaellynasaura vivia perto do Pólo Sul, onde era noite durante quatro meses do ano. Os grandes olhos e o nervo óptico que os ligava ao cérebro deviam permitir-lhe ver na escuridão.
O Leaellynasaura era pouco maior que um peru. Este dinossauro bípede tinha olhos grandes, um bico desdentado e dentes de mastigação com arestas salientes. Era um animal rápido, a julgar pelas longas patas posteriores. Devia correr com a cauda estendida no prolongamento do corpo, para se equilibrar.
Este dinossauro era herbívoro e mordiscava a vegetação rasteira: folhas, caules, fetos e bagas. Talvez escavasse a terra para comer raízes e tubérculos.

O Leaellynasaura devia hibernar durante os meses de Inverno. O seu ritmo cardíaco e a respiração abrandavam, e a temperatura corporal descia, o que lhe permitia poupar energia. Regressava à vida activa quando o tempo aquecia.

O Leaellynasaura talvez fosse um animal gregário que vivia nas florestas. De acordo com alguns cientistas, era capaz de suportar um frio intenso gerando ele próprio o seu calor, à maneira dos animais de sangue quente. Se assim fosse, poderíamos supor que se mantinha activo todo o ano e não hibernava.



Ficha técnica:

Nome: Leaellynasaura
Data: -105 milhões de anos (Cretáceo)
Jazidas de fósseis: Austrália
Comprimento: 1 m
Dieta: Vegetais
Habitat: Bosques abertos

Sem comentários:

Enviar um comentário