sábado, 19 de fevereiro de 2011

Velociraptor



O Velociraptor era um predador feroz, armado com dentes pontiagudos e afiados, e com uma grande garra em foice no segundo dedo de cada pata posterior. Mantinha essa arma no ar durante quase todo o tempo para que não embotasse. Quando atacava uma presa saltava sobre ela com as garras para a frente e lacerava as partes sensíveis do animal, provocando-lhe feridas profundas.
Os invetigadores encontraram os esqueletos de um Velociraptor e de um Protoceratops, um herbívoro de tamanho médio, envolvidos num combate mortal, o que demonstrou que este último fazia parte das suas presas. O Velociraptor era provavelmente gregário e caçava em grupo.

O nome Velociraptor significa "ladrão veloz". Este belo animal media 1,5 metros de comprimento, 76 centímetros de altura e pesava cerca de 15 quilos.
Além do fóssil de Velociraptor encontrado agarrado a um Protoceratops (provavelmente estes dois animais forma enterrados por uma violenta tempestade de areia), foram encontrados também dentes do animal em fósseis de jovens anquilossauros mongóis.
Existem duas espécies de Velociraptor, uma encontrada na guerra fria, e provavelmente a mais conhecida: Velociraptor mongoliensis. Há também a espécie Velociraptor osmolskae.
O "raptor" apareceu na trilogia JP, sendo um dos principais vilões, em JP1 foi mostrada uma interessante técnica de ataque: Distracção pela frente e ataque posteriormente pelos lados. Relembre-se que na trilogia o Velociraptor tem tamanho exagerado - com aquele tamanho o dinossauro não é um Velociraptor mas sim um Deinonychus (já descrito no blogue, um pouco maiores que o Velociraptor). Depois de aparecer na trilogia apareceu em um número enorme de jogos e séries televisivas.


Ilustração da luta Protoceratops-Velociraptor


Comparação Velociraptor-Humano

Sem comentários:

Enviar um comentário