O animal soprava nessa sua trompa e emitia sons tonitruante. A crista repousava numa espécie de encaixe sobre o dorso quando a cabeça era puxada para trás.
Os hadrossauros possuíam um esquema dentário muito especial: tinham 1600 dentes, que formavam uma espécie de placa abrasiva. Não havia espaço entre eles e estavam organizados em grupos de três. A fileira de dentes suplementares existentes nas gengivas destinavam-se a substituir os que caíam. Os jovens tinham menos dentes do que os adultos.
A característica mais interessante desse dinossauro era a sua crista comprida voltada para a parte de trás da cabeça, partindo do nariz, segundo alguns cientistas essa crista era usada para emitir sons, provavelmente quando era necessário alertar o bando de que havia predadores por perto. Além disso o macho tinha uma crista maior do que a da fêmea, talvez para a atrair. O nome Parasaurolophus significa "lagarto com cristas paralelas".
O Parasaurolophus apareceu no final do período Cretácico tendo persistido até à extinção em massa dos dinossauros.
Quanto a filmes e jogos, o Parasaurolophus aparece em Jurassic Park I, durante uma cena de correria e em Jurassic Park:The Lost World, sendo caçado (ao lado uma imagem da cena). Aparece também em alguns documentários e aparece também no jogo Jurassic Park: Operation Genesis e muitos outros jogos.
Nesta espécie havia dimorfismo sexual, sendo que no sexo masculino as cristas eram maiores, e no feminino e enquanto eram juvenis as cristas eram mais pequenas. Haviam 3 espécies de Parasaurolophus: walkeri, tubicen, cyrtocristatus.
Dimorfismo sexual |
Parasaurolophus sendo caçado |
Ficha técnica:
Nome: Parasaurolophus
Data: -75 milhões de anos (Cretácico)
Jazidas de fósseis: América do Norte
Comprimento: 10 metros
Dieta: Plantas
Habitat: Florestas abertas
Sem comentários:
Enviar um comentário