Vivia num habitat arborizado no meio de fetos e coníferas. As patas compridas deste carnívoro de dimensões medias permitiam-lhe perseguir as presas, entre as quais os Rhyncosaurus, répteis herbívoros arredondados que se deslocavam em quatro patas. O Herrerassaurus tinha uma cabeça estreia e alongada, com fortes maxilas cheias de dentes cortantes orientados para trás. Possuía pequenas patas anteriores e uma longa cauda que mantinha na horizontal quando corria, sem dúvida como contrapeso para não cair para a frente.
|
Curiosa cena que pode ser vista num museu norte-americano que mostra um fóssil de Herrerasaurus e um Herrerasaurus creio que robótico, ou de plástico, montado ao lado. |
O Herrerasaurus era o maior dinossauro carnívoro da sua época (atenção: leia-se dinossauro). Viveu no Triásico e portanto em termos de carnívoros (sem incluir os dinossauros) era superado pelo, por exemplo (falo de um que já apareceu no blogue mas era superado por outros também), pelo
Postosuchus (link do blogue) e por seus familiares. Um Postosuchus poderia dividir um Herrerasaurus em duas metades em instantes, pois tinha o dobro do tamanho deste dinossauro.
O nome Herrerasaurus significa "lagarto de Herrera".
As primeiras descobertas de Herrerasaurus eram apenas fragmentos ósseos, e, a classificação do dinossauro era incerta, sendo que o Herrerasaurus chegou a ser considerado um pequeno Saurópode. Alguns anos depois os cientistas começaram a pensar que com tão poucas descobertas, o Herrerasaurus poderia ter vivido antes da era dos dinossauros, e ter sido um antepassado dos dinossauros, ou seja, não ter sido um dinossauro, e ter sido uma criatura pequena e com ossos frágeis, razão para a qual não se encontravam muitos fósseis.
No entanto, em 1988, uma descoberta viria a acabar com as dúvidas nas mentes dos cientistas, ou quase todas... Foi descoberto um esqueleto de Herrerasaurus quase completo, faltando apenas alguns fragmentos, então o dinossauro tinha duas classificações: era Terópode mas, os alguns cientistas e paleontólogos ainda mantinham a possibilidade de este dinossauro vir a ser um pequeno saurópode, ou uma cria de algum género de Saurópode já conhecido. No entanto, depois de cinco estudos acerca da evolução dos Terópodes, os cientistas concluíram que o Herrerasaurus poderia ter sido o mais primitivo de todos os Terópodes, podendo chegar mesmo a ser mais primitivo ainda que o então já descoberto Coelophysis. Mas finalmente foi dito, correctamente, que afinal esta criatura era membro dos Herrerasauridae, um grupo de animais muito semelhantes que viveram todos quase no mesmo período. Até agora só foi descoberta uma espécie de Herrerasaurus: H. ischigualastensis.
Ficha técnica:
Nome: Herrerasaurus
Data: -220 milhões de anos (Triásico)
Jazidas de fósseis: América do Sul
Comprimento: 3 metros
Dieta: Carne
Habitat: Florestas
Sem comentários:
Enviar um comentário