O Ankylosaurus apareceu no fim da idade dos répteis e era um dos maiores dinossauros couraçados. Os conhecimentos a seu respeito são limitados porque existem poucos espécimes, mas era um dos dinossauros mais comuns.
O Ankylosaurus devia passar a maior parte do tempo a alimentar-se. Quando atacado, defendia-se com a maça caudal, mas antes disso avermelhava a pele graças a um afluxo de sangue, num sinal de aviso para o adversário.
O Ankylosaurus tinha patas curtas e alimentava-se de vegetação baixa, que não ultrapassa os 2 metros de altura. Agarrava-a com o bico e puxava-a. Amassava os alimentos com a grande língua antes de os engolir.
A maça na exremidade da sua cauda era composta por duas ou mais placas ósseas soldadas numa pesada bola. A parte superior da cauda era rígida e reforçada por tendões ósseos que lhe dava ainda mais potência.
O Ankylosaurus tinha placas ósseas em forma de pirâmide na traseira da cabeça. As maxilas estavam repletas de pequenos dentes de mastigação e o focinho era prolongado por um grande bico córneo.
O Ankylosaurus aparece nos filmes da trilogia de Jurassic Park - aparecendo mais no Jurassic Park ///.
Cena do filme Jurassic Park /// sendo possível ver Brachiosaurus, Stegosaurus, Ankylosaurus e uma das personagens principais da trilogia, mas que não aparece no 2º filme - Dr. Alan Grant. |
Arte do Ankylosaurus de JP : OG |
O nome Ankylosaurus magniventris significa "lagarto duro" e o animal pesava pouco mais que um elefante - 4 a 6 toneladas, para que tenha uma ideia um ataque com a maça óssea do Ankylosaurus poderia facilmente partir a perna do agressor, o ataque poderia chegar a 2 toneladas de força. Como vivia na América do Norte o seu principal predador era o Tyrannosaurus (link do blogue).
Embora fosse lento e tivesse uma inteligência limitada o Ankylosaurus era "um osso duro de roer" - um dinossauro difícil de ser abatido - O seu ponto fraco era a barriga.
Ficha técnica do Ankylosaurus:
Nome: Ankylosaurus
Data: -70 milhões de anos
Jazidas de fósseis: América do Norte
Comprimento: 10 metros
Dieta: Vegetais
Habitat: Bosques abertos
Sem comentários:
Enviar um comentário