sábado, 27 de novembro de 2010

Tyrannosaurus


O Tyrannosaurus (T-Rex) era o 4º maior carnívoro do mundo perdendo apenas para o Spinosaurus (o maior carnívoro do mundo); Carcharadontosaurus (parente do Giganotosaurus) e pelo Giganotosaurus.
Este famoso animal só apareceu pouco antes da extinção dos dinossauros. Erguia-se sobre as patas posteriores com o dorso paralelo ao solo e com a cauda na horizontal para se equilibrar. Os olhos virados para a frente davam-lhe uma boa visão a três dimensões, que o ajudava a caçar.

O Tyrannosaurus vivia em vastas planícies arborizadas semeadas de grandes clareiras com zonas de coníferas, cicadáceas e árvores com flores, com o solo atapetado por fetos e plantas de flor. Os herbívoros alimentavam-se da vegetação abundante, rondados pelos predadores.
O Tyrannosaurus farejava-os ainda antes de os ver graças ao seu olfacto muito desenvolvido. Quando avistava a presa lançava-se a velocidades que podiam atingir os 36 km/h com passadas que cobriam 3,7 a 4,6 m de cada vez.

Tal como os carnívoros actuais como o leão, o Tyrannosaurus não devia conseguir comer todos os dia. Quando matava uma presa enchia-se de carne mas depois voltava para se servir da carcaça vários dias mais tarde, de acordo com a sua fome. Logo, era também um predador.

O Tyrannosaurus tinha patas anteriores curtas,dotadas de dedos com garras. Pode parecer estranho que um animal tão grande tenha membros tão pequenos, mas já não o é se pensarmos que os utilizava para agarrar as presas. O Tyrannosaurus viveu na América do Norte no fim do Cretáceo há setenta milhões de anos atrás.

Relembro que o Tyrannosaurus ganhou a votação (enquete) que pode ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário