O Acrocanthosaurus cujo nome significa "lagarto de grande espinha" foi um carnívoro de grandes dimensões que media 13 metros de comprimento, pesou 2,40 toneladas, e viveu no Cretáceo há 110 milhões de anos atrás na América do Norte.
A coluna vertebral do Acrocanthosaurus era eriçada com pontas longas de 43 cm ao longo da coluna. Talvez estivessem cobertas por uma membrana de pele.
Este carnívoro tinha uma grande cabeça com 1,4 m de comprimento e 68 dentes afiados e serrilhados, mais eficazes para cortar a carne do que partir ossos.
As poderosas patas anteriores estavam dotadas com três grandes garras encurvadas, bem adaptadas para agarrar e segurar presas.
O Acrocanthosaurus possuí apenas uma espécie: Acrocanthosaurus Atokensis. Grandes pegadas que eventualmente foram deixadas pelo animal foram encontradas no Texas, mas, as pegadas não se associam directamente com os restos ósseos do animal.
Muitos cientistas classificam o dinossauro como Allosaurideo, outros como Carcharadontosaurideo, mas, em muitos livros de dinossauros ele aparece como Espinossaurídeo pela sua vela dorsal, já há alguns anos atrás tive um livro que caracterizava dinossauros e antepassados que colocava o Acrocanthosauros como espinossaurídeo embora em próprio posso dizer que há algumas diferenças nomeadamente o crânio do Acrocanthosaurus que é completamente diferente dos outros Espinossaurídeos, etc... Se fosse para classificar pelo crânio, eu próprio o classificaria como Carcharadontosaurideo...
Recentes ossos descobertos têm anunciado muitos detalhes acerca do dinossauro, como por exemplo a estrutura cerebral e as funções das suas "mãos" (membros anteriores). O Acrocanthosaurus não era, provavelmente, uma presa.
Sem comentários:
Enviar um comentário