sábado, 27 de novembro de 2010

Quetzalcoatlus

No fim do Cretácico, há 65 a 70 milhões de anos atrás surgiu um dos animais mais extraordinários, o gigantesco Quetzalcoatlus. Os fósseis desta espécie provêm da fronteira entre o Texas e o México. Este último pterossauro sucumbiu à mesma catástrofe que acabou com os dinossauros e marcou o fim dos répteis voadores. Depois disso, a Terra não voltou a conhecer nada de semelhante.
O modo de vida dos pterossauros devia assemelhar-se ao das aves marinhas. Nesse caso, cantavam ou assobiavam como certas espécies actuais? Suponho que fossem capazes de emitir sons batendo os bicos e agitando as asas.

Existem fósseis de várias espécies de Quetzalcoatlus, mas alguns podem ser de joves cujo crescimento ainda não terminara. Esses restos, compostos unicamente por fragmentos, não permitem calcular com precisão as dimensões do animal, que deveriam ser de 11 a 15 metros, com um peso de 70 a 135 kg. A cabeça, com 2m de comprimento, era maior do que um ser humano tal como as patas. Quanto ao pescoço, estendia-se quase 3 m.
O Quetzalcoatlus deve o seu nome au deus azteca Quetzalcoátl, a "serpente emplumada". No entanto, esse pterossauro não parecia ter penas. Ao contrário dos outros pterossauros, os seus fósseis não foram descobertos nas rochas do leito de um antigo oceano. Devia viver no interior das terras, talvez na margem de rios e lagos. O Quetzalcoatlus tinha um grande cérebro e olhos enormes que lhe permitiam uma boa visão necessária para apanhar as presas. Devia estar coberto por uma pelagem ou por escamas semelhantes a pêlos. Os ossos das asas não eram ocos como os dos seus congéneres. Eram feitos de estrutura em treliça, como algumas pontes, para poderem suportar o peso das grandes asas.

O Quetzalcoatlus devia planar à maneira dos abutres e dos condores actuais, em busca de carniça para se alimentar. Pousava quando avistava um cadáver de dinossauro e espetava o longo bico aguçado no corpo para o cortar em pedaços.
Na verdade ele comia moluscos, caranguejos e cadáveres. Mas, de acordo com outra teoria, caçava peixes, crustáceos e caranguejos nas planícies inundáveis, rios e lagos. A seguir partia as presas com o bico duro e córneo, de bordos finos, para as cortar em pedaços.

Comparação entre Quetzalcoatlus e humano
Ficha do dinossauro:

Nome: Quetzalcoatlus
Data: -70 milhões de anos
Viveu na: América do Norte
Envergadura: Entre 11 a 15 metros
Habitat: Rios no Interior das Terras

Atenção: Nunca confunda os répteis voadores e marinhos com dinossauros, pois esses voadores e marinhos não são dinossauros!

Sem comentários:

Enviar um comentário