domingo, 28 de novembro de 2010

Liopleurodon

O maior carnívoro de todos os tempos não é o cachalote moderno, que, com os seus 20 m de comprimento e 50 toneladas de peso, ultrapassa todos os dinossauros carnívoros. O prémio vai para o Liopleurodon, um pliossauro que sulcava os mares em finais do Jurássico.

O Liopleurodon era absolutamente enorme. O comprimento, estimado em 25 m, era comparável com o da maior parte dos dinossauros saurópodes gigantes, tal como o Apatosaurus e o Mamenchisaurus. Devia pesar cerca de 75 toneladas mas por vezes atingia as 150, mais do que os maiores dinossauros. O Liopleurodon podia muito bem ultrapassar a sua rival moderna, a baleia azul, como maior animal de todos os tempos.
As espantosas dimensões do Liopleurodon só eram possíveis graças ao seu modo de vida aquático. A água aliviava o peso do animal e permitia-lhe uma maior facilidade de movimentos do que teria se fosse terrestre, o que também justifica o facto da maioria dos grandes animais actuais viver nos oceanos.
Os fósseis de Liopleurodon incluem espécimes relativamente completos e numerosos ossos isolados. Provêm de vários locais da Europa, principalmente da França, Alemanha e Inglaterra. Foram descobertos restos semelhantes no Chile e na América do Sul.

O crânio de um pliosauro representava um quarto do comprimento do animal. O do Liopleurodon media 5 m, mais do que o corpo inteiro de muitos dinossauros. Os dentes estavam dispostos na frente das maxilas, em duas fileiras encurvadas. As barbatanas posteriores eram maiores do que as anteriores, ao contrário da maior parte dos plesiossauros. O pliossauro propulsionava-se com a ajuda das barbatanas posteriores e as da frente permitiam-lhe virar-se para uma presa, travar ou subir à superfície para respirar.

De que se alimentava este animal colossal? De tudo o que lhe apetecesse! Os peixes e crustáceos eram demasiado pequenos para ele. O enorme crÂnio e os impressionantes dentes do Liopleurodon estavam adaptados para presas maiores, que incluiam répteis marinhos, como os ictiossauros, os plesiossauros e espécies mais pequenas de pliossauros. Seus dentes mediam cerca de 30 cm.

O Liopleurodon tinha aberturas a ligarem o palato às narinas, o que lhe permitia aperceber-se dos odores transportados pela água que lhe entrava na boca. Se o cheio de uma presa fosse mais intenso numa narina do que na outra, o predador virava-se para esse lado para procurar a futura vítima, tal como um tubarão.

Ficha do dinossauro:

Nome: Liopleurodon
Data: -250 milhões de anos
Fosseis encontrados na: Europa e América do Sul
Comprimento: 25 metros
Dieta: Répteis Marinhos

Nota: Os voadores e os marinhos não são dinossauros! Apenas têm essa etiqueta para reunir todos num só grupo!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário