domingo, 28 de novembro de 2010

Spinosaurus

 O Spinosaurus era um gigantesco carnívoro que se alimentava, ao que parece, de peixes e alguns herbívoros, se fosse opurtuno podia matar um ceratopsídeo ou um hadrosauro, não há muitas certezas quanto à alimentação deste animal. Tinha o dorso eriçado de espinhas até 2 m, que sustinham uma membrana de pele, possivelmente muito colorida. É provável que servisse para impressionar durante a época de reprodução.
Se a vela pudesse ficar avermelhada graças a um afluxo de sangue, então podia ser um meio de intimidação para afastar outros animais.
Segundo outra teoria, serviria para regular a temperatura captando o calor do Sol para aquecer o animal e para lhe dar energia.
O Spinosaurus é o maior carnívoro do mundo!

Se a vela dorsal dos espinossauros lhes regulava a temperatura corporal, então estes animais deviam iniciar o dia com um banho de sol para poderem aquecer-se.
O Spinosaurus media entre 15 a 18 metros de comprimento, 6 de altura, viveu na região que hoje é o Norte de África há 100 milhões de anos atrás (no período Cretáceo). Pesava entre 4 a 6 toneladas.
Conviveu com grandes saurópodes e inclusive com o grande carnívoro Carcharadontosaurus.

Já foi descoberto um esqueleto completo, não lhe faltava nada, mas, infelizmente, esse esqueleto foi destruído na II Guerra Mundial, quando o museu alemão onde o esqueleto se encontrava foi bombardeado. Depois disso, os cientistas lamentam a grande perda pois só foram encontrados poucos restos do dinossauro.

Comparação entre os maiores carnívoros
Nota: Na 2ª (II) Guerra Mundial, não só o esqueleto completo de Spinosaurus foi destruído quando o museu alemão foi bombardeado, como também outros fósseis de outros spinossaurídeos, embora os outros spinossaurídeos já tivessem ossos em outros museus, em outros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário