sábado, 27 de novembro de 2010

Baryonyx

A descoberta de uma nova espécie de dinossauro carnívoro é sempre um acontecimento importante, sobretudo quando o esqueleto fossilizado está quase completo. Foi o caso do Baryonyx, uma espécie comedora de peixes até aí completamente desconhecida e que foi trazida à luz no Sul da Inglaterra. Descobriram-se não somente todos os ossos com também os restos da sua última refeição.

O Baryonyx vivia em planícies inundáveis e cobertas de árvores, perto de rios e de superfícies de água, onde cresciam coníferas, cicadáceas, araucárias, fetos e cavalinhas. Partilhava esse habitat com numerosas espécies, tais como o herbívoro Iguanodon e o carnívoro Megalosaurus. Tartarugas e crocodilos viviam na água, enquanto as libelinhas sulcavam os ares.
O Baryonyx tinha três dedos em cada pata anterior e uma longa garra encurvada no dedo interior (polegar). Nos adultos media 35 cm e estava coberta por uma espécie de forro de tecido córneo, como as das aves, Baryonyx significa "garra pesada".
O Baryonyx era um carnívoro bípede (andava sobre duas patas) com um crânio estreito e maxilas semelhantes às de um crocodilo. As patas anteriores eram robustas e tinham os dedos armados com garras encurvadas. Possuía um longo pescoço rectilíneo, invulgar num carnívoro, com a forma de um "S". Tinha uma longa cauda direita.
Em 1983, um amador coleccionador de fósseis descobriu uma das garras do polegar do Baryonyx num terreno argiloso de Surrey, Inglaterra. Na Primavera seguinte uma equipa de cientistas do Museu de História Natural, de Londres, explorou o locar e encontrou o esqueleto fossilizado do animal. Só lhe faltava a cauda.

Quando o Baryonyx foi trazido à luz também se descobriram os restos fossilizados da sua última refeição no interior da caixa torácica. Os cientistas identificaram os dentes e as escamas de Lepidotes, peixes com cerca de 1 metro de comprimento. No entanto, talvez também se alimentasse de carcaças de animais já mortos.
O crânio comprido e estreito do Baryonyx tinha a forma de uma taça, o que devia ser eficaz para apanhar peixes. Vista de perfil, a maxila superior tinha a forma de um "S" semelhante à dos crocodilos actuais, comedores de peixes. As maxilas estavam armadas com 96 pequenos dentes afiados.

Ficha do dinossauro:


Nome: Baryonyx
Data: -125 milhões de anos
Fósseis encontrados na: Europa
Comprimento: 10 metros
Dieta: Peixes e Carcaças
Habitat: Planícies inundáveis arborizadas.

Como o Baryonyx eventualmente comia carcaças de animais já mortos, vou considerá-lo como carnívoro e uma das etiquetas será, como tal, "Carnívoros". Há uma espécie de Baryonyx apenas: Baryonyx walkeri, que viveu no Cretáceo Inferior.

Sem comentários:

Enviar um comentário