O Baryonyx vivia em planícies inundáveis e cobertas de árvores, perto de rios e de superfícies de água, onde cresciam coníferas, cicadáceas, araucárias, fetos e cavalinhas. Partilhava esse habitat com numerosas espécies, tais como o herbívoro Iguanodon e o carnívoro Megalosaurus. Tartarugas e crocodilos viviam na água, enquanto as libelinhas sulcavam os ares.
O Baryonyx tinha três dedos em cada pata anterior e uma longa garra encurvada no dedo interior (polegar). Nos adultos media 35 cm e estava coberta por uma espécie de forro de tecido córneo, como as das aves, Baryonyx significa "garra pesada".
O Baryonyx era um carnívoro bípede (andava sobre duas patas) com um crânio estreito e maxilas semelhantes às de um crocodilo. As patas anteriores eram robustas e tinham os dedos armados com garras encurvadas. Possuía um longo pescoço rectilíneo, invulgar num carnívoro, com a forma de um "S". Tinha uma longa cauda direita.

Quando o Baryonyx foi trazido à luz também se descobriram os restos fossilizados da sua última refeição no interior da caixa torácica. Os cientistas identificaram os dentes e as escamas de Lepidotes, peixes com cerca de 1 metro de comprimento. No entanto, talvez também se alimentasse de carcaças de animais já mortos.
O crânio comprido e estreito do Baryonyx tinha a forma de uma taça, o que devia ser eficaz para apanhar peixes. Vista de perfil, a maxila superior tinha a forma de um "S" semelhante à dos crocodilos actuais, comedores de peixes. As maxilas estavam armadas com 96 pequenos dentes afiados.
Ficha do dinossauro:
Nome: Baryonyx
Data: -125 milhões de anos
Fósseis encontrados na: Europa
Comprimento: 10 metros
Dieta: Peixes e Carcaças
Habitat: Planícies inundáveis arborizadas.
Como o Baryonyx eventualmente comia carcaças de animais já mortos, vou considerá-lo como carnívoro e uma das etiquetas será, como tal, "Carnívoros". Há uma espécie de Baryonyx apenas: Baryonyx walkeri, que viveu no Cretáceo Inferior.
Sem comentários:
Enviar um comentário