domingo, 28 de novembro de 2010

Giganotosaurus

O Giganotosaurus foi o segundo maior carnívoro do mundo perdendo apenas para o Spinosaurus.
Era um carnívoro gigantesco com mais 2 m do que o Tyrannosaurus.
Foram encontrados vários esqueletos juntos, pelo que se supões que caçava em grupos. Todavia, tamvém era um caçador solitário. Possuía longos dentes que podiam ter 20 cm. Penetravam profundamente na carne das presas e provocavam ferimentos mortais.

Os dinossauros carnívoros eram sem dúvida, necrófagos, para além de predadores.
O predador é um caçador activo que espreita a presa antes de a matar.
Já o necrófago é um dinossauro que se alimenta de animais já mortos. Estas refeições "gratuitas" permitiam-lhes poupar energia e evitar ferimentos durante combates.

Esqueleto de Giganotosaurus
O Giganotosaurus carolinii que significa "lagarto gigante do sul" viveu onde hoje é a Patagônia, Argentina. Os cientistas acreditam que, por serem muito grandes e caçavam em grupo, um grupo de 4 ou 5 Giganotosaurus conseguiriam matar até mesmo um Argentinosaurus!
O Giganotosaurus é classificado como um Carcharadontosaurídeo, e foi descoberto em 1995 por Ruben Carolinii junto ao Rio Limay, na Argentina, o nome científico "carolinii" veio do nome do seu descobridor. O Giganotosaurus apesar de medir 15 m de comprimento (mais 2 que o Tyrannosaurus) tinha um cérebro mais pequeno, que se assemelhava a uma banana, não só em tamanho como também em formato.

Destaco ainda que o Giganotosaurus apareceu em vários documentários da BBC, como Walking with Dinosaurs - Chased by dinosaurs no episódio "Land of Giants", aparecendo também em IMAX Dinosaurs: Giants of Patagonia quando o paleontólogo Rodolfo Coria mostra o local onde foi descoberto.
O Giganotosaurus apareceu também em séries inglesas e no jogo "Dino Crisis 2".

Sem comentários:

Enviar um comentário