
Este animal era construído para a rapidez e agilidade. Os ossos dos membros eram quase ocos, o que lhe reduzia o peso e era uma vantagem para um animal que dependia da velocidade para capturar as presas.
As pequenas patas anteriores deviam servir para agarrar e segurar a comida. Talvez vivesse e caçasse em grupos.
A velocidade e a agilidade eram duas capacidades indispensáveis aos carnívoros. Sem elas, as esperanças de sobrevivência seriam bastantes fracas. Deviam poder correr tão depressa como as presas que se alimentavam.
 |
Dois Coelophysis, num museu do Canadá. |
Os carnívoros precisavam de manter o equilíbrio mesmo quando faziam viragens repentinas a grande velocidade..
O Coelophysis é um dinossauro que apesar de muito maior, na cultura popular pode ser confundido com um Compsognathus. O Coelophysis foi um dos primeiros dinossauros a aparecerem e há cientistas que acreditam que o Coelophysis foi o primeiro dinossauro carnívoro a aparecer.

O Coelophysis aparece em vários documentários, sendo o mais conhecido, o documentário Walking With Dinosaurs, produzido em 1999 pela NBC, onde aparece no capítulo "Walking With Dinosaurs: New Blood" (Sangue Novo), como sendo um dinossauro que atacava Placerias - Placerias são antepassados de dinossauros - e além disso, em tempos de seca, no documentário aparece que os Coelophysis podiam apelar para o canibalismo, caso fosse preciso. Também no documentário, pode-se observar que, os Coelophysis eram oportunos, tendo no documentário matado uma fêmea ferida de Postosuchus - facto também conhecido, pois todos os dinossauros carnívoros eram, sem dúvida, oportunos.

O Coelophysis era muito leve, pelo que o seu nome significa "forma oca" - o dinossauro pesava cerca de 28 quilos. Paleontólogos, um dia, encontraram fósseis de Coelophysis bem diferentes: um indicava que o dinossauro era robusto, outro indicava que era esbelto. Os paleontólogos pensavam que se tratavam de espécies diferentes de Coelophysis, só mais tarde é que se conseguiu dizer que eram macho e fêmea da mesma e única espécie que existe até agora descoberta: Coelophysis bauri.
Como na altura a erva não existia, e durante o Triásico - primeira era dos dinossauros, onde os primeiros dinossauros viveram juntos com muitos antepassados de dinossauros - a terra era quase toda desértica, os Coelophysis viveram provavelmente, em planícies desertas, ou em desertos.
Ficha técnica:
Nome: Coelophysis
Data: -220 milhões de anos (Triásico)
Jazidas de fósseis: América do Norte
Comprimento: 3 metros
Dieta: Carne
Habitat: Planícies
Sem comentários:
Enviar um comentário