quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Cretácico

O Cretácico, que se estendeu por 80 milhões de anos, foi o período mais longo da era Mesozóica. Surgiram as regiões climáticas, com um clima frio dos pólos e quente no equador, com a emergência das florestas tropicais.


O Cretácico é um período de intensa actividade tectónica que assistiu ao aparecimento das montanhas. É graças à deriva dos continentes que a lava escorre dos vulcões, que as dobras e as sobreposições de camadas rochosas transformam a crosta terrestre.
As estações diferenciaram-se ainda mais. Nos trópicos, os períodos de chuva alternaram com períodos secos. O tempo era globalmente quente mas as precipitações foram mais fracas do que no Jurássico e as florestas tornaram-se mais abertas. A distinção entre Verão e Inverno vai avançando, tanto para o sul como para norte.
Mares poucos profundos cobrem terras hoje emersas e favorecem a proliferação de peixes e moluscos

A vida vegetal

Aconteceu uma grande modificação na vegetação do meio do Cretácico. Apareceram as plantas com flor, as predecessoras das ervas, das flores e das árvores folhosas que hoje dominam o planeta. As primeiras árvores com flores, magnólias, bordos, castanheiros e nogueiras invadem as regiões até aí povoadas por coníferas.

As tendências do Cretácico

Os dinossauros do Cretácico diversificaram-se e diferenciaram-se sob o efeito do isolamento em continentes separados. Os hadrossauros com bico de pato sucederam aos ornitópodes como o iguanodonte. Surgiram os anquilossauros couraçados, seguidos pelos ceratopsídeos com cornos, tal como o Triceratops. No fim do Cretácico apareceram outras espécies, como os paquicefalossaurídeos de crânio espesso, e o Tyrannosaurus dominou os carnívoros.

O mapa do Cretácico


A Laurásia e a Gonduana, os dois blocos continentais, fragmentam-se nos diversos continentes que conhecemos hoje. O Oceano Atlântico abre-se enquanto as Américas se afastam da Europa e da África.

Os animais do Cretácico


Para além dos grupos de dinossauros cada vez mais numerosos, há também outros répteis que prosperam, como os crocodilos, tartarugas, lagartos e serpentes. As aves diversificam-se, mas partilham o céu com os maiores animais voadores de todos os tempos, pterossauros gigantes como o Quetzalcoatlus. Os mamíferos, em geral pequenos, são quase insignificantes. Podemos dizer que a maioria dos dinossauros mais conhecidos (com excepção do Brachiosaurus, do Iguanodon, do Spinosaurus e outros) viveram neste período (ex. Tyrannosaurus, Triceratops, Ankylosaurus, Gallimimus, Velociraptor - estes são exemplos de conhecidos animais que viveram neste tempo).

Todos os links são do blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário