terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dorygnathus

Os pterossauros apareceram na Europa do Triásico e espalharam-se rapidamente por outras partes do mundo. No Jurássico, as suas proporções aumentaram e transformaram-se. A cabeça e a cauda, muito em particular, foram-se alterando à medida que os pterodáctilos, ocupam o lugar do seus antepassados primitivos.

O Dorygnathus vivia na actual Alemanha. Os seus fósseis são bastante numerosos para um pterossauro porque os ossos finos e frágeis desses animais eram triturados e raramente fossilizavam. O Dorygnathus tinha uma dentição extraordinária. Na frente, os dentes encurvados e afiados estavam virados para o exterior. Cruzavam-se quando os maxilares se fechavam, pelo que eram ideais para espetarem peixes à superfície da água. Os dentes mais pequenos e delicados da parte posterior da boca seguravam a presa com firmeza quando o animal voava para o seu poleiro. As maxilas também tinham a forma de pontas aguçadas. Foi essa característica que deu o nome aos pterossauros, palavra que significa "maxilas de arpão". Dorygnathus significa "mandíbula em forma de lança". Viveu no princípio do Jurássico. Este pterossauro era relacionado com o Rhamphorhynchus - outro pterossauro. Havia uma espécie de Dorygnathus: D. banthensis.

O primeiro achado data de 1830, com o palentólogo Theodori a descobrir as primeiras partes do Dorygnathus. Em 1846 quando foi achado o primeiro Rhamphorhynchus os achados de Dorygnathus passaram a ser classificados como afinal, sendo de um Rhamphorhynchus mas em1860 então Wagner, um conhecido paleontólogo, achou alguns ossos de Dorygnathus e concluiu que se tratava de um novo pterossauro, e não de uma espécie de Rhamphorhynchus.




Ficha técnica:

Nome: Dorygnathus
Data: -190 milhões de anos (Jurássico)
Jazidas de fósseis: Europa
Envergadura: 1 metro
Dieta: Peixes
Habitat: Costas

Sem comentários:

Enviar um comentário