sábado, 13 de agosto de 2011

Dromaeosaurus

Foi o primeiro dromeosaurídeo descoberto. Era um predador rápido, tal como os outros membros da família, capaz de velocidades na ordem dos 60 km/h. As maxilas poderosas estavam cheios de dentes afiados e tinha uma grande garra encurvada, retráctil como as dos gatos, no dedo grande de cada pata. Os olhos grandes eram sinal de uma boa visão.
Calcula-se que o dinossauro fosse do mesmo tamanho que um Velociraptor (link do blogue).

Os Dromaeosaurus eram animais inteligentes, capazes de comunicar e de se alimentar em equipas. Caçavam em grupos e perseguiam as presas herbívoras. É provável que tentassem separar um indivíduo do seu grupo, em particular animais jovens, doentes ou velhos. Uma vez isolado, o grupo caía sobre ele para o matar.

O nome Dromaeosaurus albertensis significa lagarto corredor, e o seu primeiro achado data de à 97 anos atrás, em 1914, no Canadá, no entanto, só foram encontrados esqueletos incompletos, mas pelo seu grande crânio calcula-se que tivesse um grande cérebro. Haviam 4 espécies de Dromaeosaurus: albertensis, cristatus, explanatus e gracilis. Era um dinossauro da mesma família (Dromaeosauros (link do blogue)) que o Velociraptor, era por isso, então, claro, aparentado a dinossauros como o Velociraptor.

File:Dromaeosaurus skeleton.JPG
Esqueleto de Dromaeosaurus
File:Dromaeosaurus feet.JPG
Fóssil da garra que todos os Dromaeosaurus possuíam.


Ficha técnica:

Nome: Dromaeosaurus
Data: -70 milhões de anos (Cretácico)
Jazidas de fósseis: América do Norte
Comprimento: 1,8 metros
Dieta: Carne
Habitat: Florestas abertas

Sem comentários:

Enviar um comentário