O Tenontosaurus era um grande herbívoro semelhante ao Iguanodon. Possuía patas com cascos tal como este e uma cauda com tendões que lhe davam rigidez. Foram encontrados, como já foi dito na postagem anterior dentes de Deinonychus junto dos restos de Tenontosaurus o que tende a provar que os Deinonychus os caçavam, a não ser que fossem necrófagos.
O Tenontosaurus é um género de dinossauro de médio a grande porte, medindo à volta de 7 metros de comprimento. Seus fosséis foram encontrados na América do Norte a cerca de 115 milhões de anos atrás, viveu no cretácico. Antigamente pensava-se ser um Hypsilodonte, mas desde que a Hypsilophodontia já não é considerado uma "raça" de dinossauros, é agora considerado ser um iguanodonte muito primitivo.
Ao que parece existiam duas espécies de Tenontosaurus, a Tenontosaurus Tilleti (esta foi descrita por John Ostrom, em 1970) e Tenontosaurus Dossi (esta aqui descrita por Winkler, Murray e Jacobs 1997). Muitos exemplares da espécie descrita por John Ostrom (Tilleti) foram coleccionados em diferentes formações geológicas ao longo da América do Norte. Já a outra, a Tenontosaurus Dossi é conhecida por apenas um punhado de exemplares, descobertos na Serra Twin, Formação de Parker County, Texas.
O seu blog é muito legal, se quiser parceria é só dizer.
ResponderEliminarok obrigado!
ResponderEliminar