Dentro dos Saurópodes, ainda havia outro grupo de dinossauros, que apesar de Saurópodes eram também Camarassauros, os Camarassauros apareceram no fim do Jurássico e parecem ter sobrevivido até ao fim da idade dos répteis (o mesmo que Dinossauros). Eram muito semelhantes aos outros herbívoros mas diferenciavam-se pelos dentes orientados para a frente que, em certas espécies, guarneciam toda a maxila. Este característica separou-os dos outros grupos. Apesar disso conviviam com os Brachiosaurus (será adicionado o link em cima do nome Brachiosaurus quando haver postagem cá no blog sobre o próprio), conviviam como já disse com os Brachiosaurus e com alguns outros Saurópodes.
O Camarasaurus foi um herbívoro quadrúpede, tinha uma pequena cabeça alongada, com um focinho achatado e arredondado. As possantes maxilas estavam cheias de grandes dentes em forma de colher, eficazes para cortar vegetação fibrosa e coriácea. Enquanto as outras espécies se alimentavam das partes tenras e sumarentas das plantas, o Camarasaurus comia o resto, os raminhos, por exemplo. Aparentemente, só os jovens procuravam as partes tenras. As patas deste dinossauro eram quase do mesmo comprimento e o dorso mantinha-se na horizontal. Devia ser, tendo em contra as profundas marcas nos seus ossos, uma presa habitual para carnívoros como o Allosaurus (mais uma vez também será adicionado o link em cima do nome Allosaurus quando houver postagem cá no blog sobre o próprio). O Camarasaurus tinha um pescoço com 12 vértebras que media 3 cm. O Dinossauro media 18 metros de comprimento, 4,6 de altura e pesava 28 toneladas. Viveu no período Jurássico, há 150 milhões de anos atrás na América do Norte e Europa.
O crânio do Camarasaurus indica que o animal tinha olhos e narinas grandes no alto da cabeça. Os outros espaços sem osso serviam para aligeirar o peso do crânio. O animal tinha boa visão e um bom olfacto, dois sentidos importantes para a procura de comida e para se aperceber da aproximação de carnívoros perigosos. Os dentes, com mais de 4 cm de comprimento, estavam cobertos por uma camada irregular de esmalte.
Haviam 3 espécies de Camarasaurus, sendo que ainda existem outras duas espécies que se acredita que se tratassem de Camarasaurus deixo aqui os nomes das espécies:
- Camarasaurus Grandis
- Camarasaurus Lentus
- Camarasaurus Lewise
- Fora as outras duas que apenas se supõem ser também Camarasaurus.
O Camarasaurus era o dinossauro mais comum do Jurássico. O nome significa "lagarto câmara".
Sem comentários:
Enviar um comentário