quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Compsognathus

Este pequeno dinossauro era um predador que se deslocava rapidamente sobre as longas patas posteriores. As anteriores eram curtas, com garras nas extremidades. Possuía um crânio espesso, maxilas guarnecidas com numerosos dentes encurvados e cortantes, mas demasiado pequenos e afastados para que pudesse atacar presas grandes. Em compensação estavam perfeitamente adaptados para morder pequenos répteis, insectos e mamíferos. 

O Compsognathus foi um dinossauro terópode que viveu no fim do Jurássico no que é hoje a Europa. Os seus primeiros fósseis foram descobertos na Alemanha, no ano de 1850 nos calcários da Formação Solnhofen, a mesma que continha o Archaeopterix. Estima-se que o Compsognathus media cerca de 1 metro de comprimento e pesava em torno de 3Kg, sendo até hoje um dos dinossauros mais pequenos encontrados. Apesar do seu tamanho, era um carnívoro como os restantes terópodes e alimentava-se de insectos e outros pequenos animais. Em Portugal foram descobertos dentes atribuídos a este género.

Terópodes - em 1881, Othniel Charles Marsh (1831-1899) um célebre investigador de fósseis americano, propôs reunir os dinossauros carnívoros na mesma num mesmo grupo, que designou por terópodes "pés de animal". Os carnívoros tinham dentes ou um bico.

Nota: Carregue em "Archaeopterix" onde diz: "a mesma que continha o Archaeopterix para ver a postagem sobre esse dinossauro cá do blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário