quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Deinonychus

O Deinonychus é um dos Dromaeossauros mais conhecidos e estudados porque foram encontrados vários dos seus esqueletos fossilizados.
Eram predadores notáveis, adaptados para a corrida e para o ataque, capazes de ferir um animal muito maior do que eles. Caçavam em grupos e eram animais inteligentes, bons estrategas, mais astutos do que as suas vítimas.

Com cerca de 2 metros de altura o Deinonychus era mais ou menos da altura de um homem actual. Deslocava-se rapidamente sobre as duas poderosas patas posteriores, cada uma com três dedos armados com poderosas garras encurvadas. O seu pescoço curvo e flexível permitia-lhe mover a cabeça com facilidade. Contudo, o dorso e a cauda, mantidos direitos por ossos e por poderosos ligamentos, eram bastante rígidos. Durante a corrida mantinha a cauda na horizontal para se equilibrar. Tinha olhos grandes de caçador, sinal de uma boa visão.
O Deinonychus tinha uma cabeça grande mas o crânio era ligeiro. As maxilas, accionadas por músculos poderosos, estavam repletas de numerosos dentes de 8 cm, orientados para o interior. O animal retalhava a carne em vez de a mastigar. Nessas condições a sua mordedura era mortal.
Este dinossauro tinha uma garra encurvada, de 13 cm, no segundo dedo de cada pata posterior. Aquando de um ataque lançava-a contra a presa num movimento de laceração para a frente e para baixo que rasgava a carne das vítimas. Foram as garras que o tornaram merecedor de Deinonychus, "garras temíveis".

Caçador ou Necrófago?

O Deinonychus era um carnívoro e o principal predador da sua época e habitat. Caçava provavelmente em grupos de cerca de dez indivíduos que percorriam as planícies arborizadas em busca de presas. Conhece-se uma das suas vítimas, um grande herbívoro chamado Tenontosaurus  porque foram encontrados dentes de Deimonychus cravados nos ossos fossilizados desse animal. 
De acordo com certos cientistas, isso provaria que o predador caçava esse herbívoro, mas outros não estão de acordo e deduzem, que o dinossauro era necrófago, ou seja, alimentava-se de cadáveres de animais já mortos. Media cerca de 3 metros de comprimento e o habitat era, como já referido em cima, Planícies Arborizadas.  

Nota: Carregue em "Tenontosaurus" onde diz: "um grande herbívoro chamado Tenontosaurus" para ver a postagem sobre o Tenontosaurus cá no blog, também na segunda imagem pode ver 2 Deinonychus caçando um Tenontosaurus

Sem comentários:

Enviar um comentário