O Stegoceras e os outros paquicefalossauros são geralmente considerados como animais que se enfrentavam cabeça contra cabeça, o que é necessariamente verdade uma vez que se arriscavam a ferir-se. Talvez visassem os flancos dos adversários e reservassem os combates cabeça contra cabeça para lutas especiais, pelas fêmeas ou territórios.
O Stegoceras era um paquicefalossauro de dimensões médias que se deslocava sobre duas patas (ou seja era bípede). Os jovens tinham crânios relativamente achatados que só ganhavam a forma de cúpula na idade adulta. Possuíam olhos grandes, o que indica que consecutivamente tinham, uma boa visão. Tinham cinco dedos na extremidade de cada uma das patas anteriores e quatro nas posteriores. A cauda, pouco móvel, era comprida e rígida.
Num combate territorial entre dois Stegoceras, provavelmente, o vencido seria obrigado a expulsar o grupo.
O Stegoceras vivia provavelmente em grupos, percorrendo as florestas e as margens dos rios e lagos. De tempos a tempos, os indivíduos enfrentavam-se em combates à cabeçada. Os jovens também combatiam, por brincadeira e para imitarem os adultos.
O Stegoceras era herbívoro.
Tinha as maxilas repletas de numerosos pequenos dentes, alguns dos quais eram denteados e cortantes, eficazes para cortar vegetais lenhosos e coriáceos. Ocasionalmente talvez se alimentasse também de insectos, de pequenos lagartos e mamíferos.
As patas do Stegoceras estavam adaptadas para agarrar as plantas e talvez até para as levar à boca para cravar os dentes nas folhas. As garras podiam servir-lhe para desenterrar raízes ou outros alimentos.
A cabeça de um adulto, com cerca de 20 cm de comprimento, era muito espessa à frente. A parte mais espessa, por cima do cérebro, tinha 6 cm. A traseira da cabeça era ornamentada com uma pequena orla óssea com bossas.
Media 2 metros de comprimento, foram encontradas jázidas de fósseis na América do Norte, e viveram a 70 milhões de anos atrás, costumavam viver nas florestas.
Sem comentários:
Enviar um comentário