sábado, 1 de outubro de 2011

Carcharadontosaurus

O Carcharadontosaurus foi um gigantesco terópode, que viveu entre 100 a 93 milhões de anos atrás, principalmente na região onde hoje é a África do Norte. Este carnívoro conviveu com o maior predador do mundo, o Spinosaurus (carregue sobre "Spinosaurus" para aceder à mensagem do blogue que fala acerca desse dinossauro). O Carcharadontosaurus provavelmente alimentava-se na maioria do tempo, de saurópodes, como o Paralititan, já que outra comida que não fosse saurópode era rara na altura. Na realidade, até agora, o Carcharadontosaurus é o 3º maior dinossauro carnívoro de sempre, superando até mesmo o famoso Tyrannosaurus Rex (carregue sobre), e o conhecido Mapusaurus Roseae (Veja na imagem abaixo a comparação entre os 5 maiores carnívoros). Apenas o seu "primo", que era muito parecido ao Carcharadontosaurus, o Giganotosaurus (carregue sobre "Giganotosaurus" se quiser aceder a postagem cá no blogue) era maior. O Spinosaurus também era muito maior, claramente. O nome Carcharadontosaurus significa "dentes de tubarão", pela similaridade dentária entre ambos. Em termos de mandíbula, acredita-se que um Carcharadontosaurus poderia facilmente esmagar grandes pedaços de carne, e que até poderia ter uma luta equilibrada contra o terópode maior, o Spinosaurus.



O Carcharadontosaurus foi um dos primeiros Carcharadontossaurídeos a ser descoberto, e por isso deu o nome à sua classe, onde dinossauros conhecidos como Giganotosaurus e Acrocanthosaurus entram.
Em 1927, quando os paleontólogos Déperet e Savorinin anunciaram publicamente que haviam descoberto uma nova espécie de terópode gigantesco, o mundo dos dinossauros entrou em êxtase. Desde sempre se pensou que os dinossauros fossem animais burros, de sangue frio, lentos, e condenados à morte, teoria que foi contrariada com a descoberta do Carcharadontosaurus, depois de analisados bem os ossos deste dinossauro, que continham algumas marcas de músculos. Essa teoria acabou por fracassar após o lançamento de Jurassic Park. Essa espécie foi nomeada Carcharadontosaurus saharicus, por ter sido descoberto no deserto de Saara (onde curiosamente, também o Spinosaurus foi descoberto). Mais tarde percebeu-se que este predador convivera com o Spinosaurus, e que era um predador do início/médio do Cretáceo (última época dos dinossauros).
File:Carcharodontosaurus.jpg
Esqueleto da cabeça de um Carcharadontosaurus
Em 2007, foi descoberta outra espécie, Carcharadontosaurus iguidensis, que foi descoberto por dois paleontólogos chamados Brusatte e Sereno.


Vários centistas propõem que este carnívoro media entre 12 a 15,5 metros de comprimento e em volta de 5,8 metros de altura. No entanto os cientistas acreditam que crescimentos irregulares, poderiam levar este dinossauro a ser maior que um Spinosaurus e medir talvez 18 metros, o que ainda nada foi comprovado. Este dinossauro facilmente batia a velocidade de 49 km/h e facilmente apanhava os saurópodes que caçava, pois estes não eram muito rápido devido ao seu peso. A principal característica na caçada deste dinossauro era a emboscada. O cérebro deste dinossauro é também muito parecido ao do Giganotosaurus, pelo que se pensa que não era muito inteligente. Este carnívoro era provavelmente, solitário, e caçava presas quase sempre menores que ele, como saurópodes jovens. No entanto, se os Carcharadontosaurus poderiam viver em grupos de 2, ou seja, em casal.


File:Carcharodontosaurus tooth.jpg
Uma comparação feita entre uma moeda americana e um dente de Carcharadontosaurus
Acerca do seu crânio, foi feito um estudo que demonstra que o Carcharadontosaurus poderia ter o maior crâneo dos dinossauros carnívoros, mas nada é muito formal, pois ao que parece, o cientista que levou a cabo este estudo, já havia errado em estudos anteriores.


Outros cientistas também indicam que este dinossauro além de ser um Carcharadontosaurídeo, poderia ser também um Allosaurídeo, já que existem algumas parecenças entre o Carcharadontosaurus e o Allosaurus pois ambos tinham uma anatomia interna das orelhas muito parecidas, e um cérebro muito parecido a um réptil. Curiosamente o Carcharadontosaurus também apresenta algumas semelhanças ao Dromaeosaurus, um género de Dromaeossaurídeo, o género do conhecido "Velociraptor".



File:Carchar1.jpg




Informação adicional: Felizmente, não foi preciso decidir a votação, pois os visitantes trataram de a decidir. No entanto, existem rumores que o Carcharadontosaurus poderá aparecer em Jurassic Park 4, o novo filme que já foi confirmado por Steven Spielberg. No entanto, são apenas rumores criados por fans. Se quiser saber a verdade terá de esperar pela saída do filme! Todos os nomes de dinossauro que aparecem em Itálico, são porque ainda não apareceram no blogue. Todos os outros, esteja a vontade de clicar sobre o nome e aceder à postagem do blogue!

Sem comentários:

Enviar um comentário