segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Hydrotherosaurus

Apesar de ter um nome terminado em "Saurus", o Hydrotherosaurus não se tratava de um dinossauro, mas sim de um réptil, um parente dos dinossauros, que vivia nas águas. O Hydrotherosaurus é um membro da família dos  plesiossauros, mais precisamente pertencente à classe dos elasmossauros. O nome Hydrotherosaurus alexandrae significa "Lagarto terrível da água". Podia medir até 13 metros de comprimento, e viveu no final do período Cretáceo.
Em 1943, descoberto por Samuel Paul Welles, pensava tratar-se de um Elasmosaurus, e então, poderia ser que Elasmosaurus vivessem nos mares da Califórnia, no entanto, um grande e profundo estudo sobre os hábitos de vida deste espécimen, viria a dar-lhe o nome de Hydrotherosaurus. Nesse dia, foi descoberto o esqueleto completo deste dinossauro, tendo sido uma das maiores descobertas dessa década. Junto com as ossadas, estava a última "refeição"... Gastrólitos, que já foram explicados em outras mensagens: eram pequenas "pedras" que ajudavam a digerir as refeições, no entanto, parece que o Hydrotherosaurus as comia para conseguir pesar mais, e poder afundar-se mais facilmente, para que pudesse chegar ao fundo do oceano, onde se encontrava a comida.


Ainda existem poucas informações sobre este réptil marinho, pois só foi descoberto o primeiro fóssil, e nada depois disso, mas sabe-se que o longo pescoço oferecia uma vantagem em relação às presas que o Hydrotherosaurus caçava, pois está claro, como a maioria dos répteis marinhos, este réptil não era herbívoro, mas essa além dessa vantagem, o pescoço também trazia desvantagens. Fazia o dinossauro mais lento, e mais vulnerável aos ataques dos mosassauros e dos tubarões que em volta viviam. Um estudo acerca dos últimos plesiossauros demonstra que as suas dimensões e as suas constantes adaptações ao meio aquático poderão ser prova que estavam sobre um tipo de "stress evolucionário". Provavelmente, os plesiossauros desapareceram à medida que os tubarões modernos apareciam.


Ficha técnica:

Nome: Hydrotherosaurus
Data: -65 milhões de anos (Cretáceo Superior)
Jazidas de fósseis: América - Califórnia (México)
Comprimento: 13 metros
Dieta: Peixes, outros répteis mais pequenos
Habitat: Mares profundos

Sem comentários:

Enviar um comentário