domingo, 24 de fevereiro de 2013

Irritator







Irritator (Irritator challengeri) é o nome do dinossauro que iremos tratar nesta postagem, uma postagem que pode ser encarada como uma postagem de volta aos assuntos paleontológicos.

O Irritator tinha madíbulas semelhantes  às dos crocodilos, cheias de dentes com a forma de ganchos, perfeitos para agarrar peixes.

A espécime Irritator challengeri deve o seu nome a dois amadores na área da paleontologia, que restauraram o focinho do esqueleto que acharam com gesso, o que irritou os cientistas, tendo por isso ganho o nome de Irritator.

Quando foi descoberto, apenas o crânio do Irritator foi descoberto, no entanto, os cientistas conseguiram prever mais ou menos como seria o dinossauro, com base na familia Spinossauridae, a qual este dinossauro claramente pertencia.



O Irritator seria então, parecido com o Baryonyx, mais do que com o Spinosaurus. Sabe-se que este predador viveu na América do Sul e que a sua dieta era, maioritariamente, peixe, tal como a família dos espinossaurídeos.


Tendo vivido mais precisamente no Brasil, o Irritator deverá ter pisado a terra à cerca de 110 milhões de anos atrás, mais precisamente no Albiano, durante o início do Cretáceo. Como foi referido, o Irritator challengeri pertence à família Spinosauridae, à qual pertenciam vários dos dinossauros mais famosos do mundo, como o Spinosaurus aegyptiacus, o maior terópode (carnívoro) do mundo, como o Oxalaia quilombensis, recentemente descobrido, cujas previsões apontam para que fosse o segundo maior terópode do mundo, inclusive batendo o famoso Tyrannossaurus ou o Giganotosaurus em tamanho, o Suchomimus tenerensis ou o Baryonyx, ou seja, como pode ver, uma família de grandes dinossauros, tanto em tamanho, como em fama.

O Irritator foi descoberto em 1996 por Cruickshank, Martill, Frey, Small e Clarke, aliás, estes foram os cientistas que recuperaram os fósseis do espécimen descoberto, pois na verdade, foram duas pessoas não relacionadas com paleontologia a descobri-lo, os seres desta espécie deviam medir, em tamanho máximo, 8 metros de comprimento e 3 de altura. O Irritator challengeri está ligado a outra espécie, também da família Spinosauridae, o Angaturama limai. Apenas uma parte dos ossos do crânio do Angaturama foram descobertos, e curiosamente essa parte de ossos completa o crânio do Irritator, pelo que se pensa que Irritator e Angaturama são a mesma espécie, até porque viveram na mesma área e período.

O Irritator também poderia, eventualmente, caçar pterodáctilos ou outros animais voadores, pelo que muitas vezes é relacionado com esses mesmos animais. Os únicos restos do Irritator foram descobertos no Brasil e foram ilegalmente vendidos, visto que é proibida a venda de fósseis no Brasil, tendo sido muito difícil a sua recuperação. Incrivelmente  este é o crânio mais completo que existe de um espinossaurídeo, não confunda com o esqueleto completo de Spinosaurus aegyptiacus, que foi destruído durante a segunda guerra mundial, que também tinha um crânio intacto, pois esse foi destruído.

File:Irritatorscale1.png
Comparação em tamanho com um humano
Foi em 1996, na formação de Santana, que o protótipo SMNS 58022 foi primeiramente relatado. Nos dias de hoje, os restos de Irritator achados encontram-se no museu "Stuttgart State Museum of the Natural Sciences". Curiosamente, o Irritator foi achado na formação de Santana, no Brasil, o mesmo sítio que um Angaturama limai com 60% de todo o esqueleto foi achado e descrito em Fevereiro de 1996. Na mesma formação de fósseis, foi achado um esqueleto de um pterrossauro com um dente de Angaturama nele, mostrando que de facto, os espinossaurídeos eram predadores, em relação a alguns animais, no entanto, esse dente consegue se assimilar perfeitamente com um Irritator, pelo que inclusive há cientistas que acreditam que o esqueleto achado de Angaturama e o crânio de Irritator pertence ao mesmo indivíduo. Muitas fontes acreditam tratar-se mesmo da mesma espécie. Para os mais curiosos, se se confirmar de que Angaturama e Irritator são a mesma espécie, então provavelmente Angaturama limai desapareceria, ficando Irritator challengeri como o nome dessa espécie, pois é um nome científico válido, em vários sentidos.

Em 2004, mais recentemente, foram achados restos de uma coluna vertebral na formação de Santana, restos que foram, mais tarde, associados a um membro da família Spinosauridae, provavelmente a um Irritator, pois é o único espinossaurídeo que é bem conhecido, desta formação.

Apesar de se assemelhar mais a um Baryonyx ou a um Suchomimus, pelos hábitos do Irritator, este foi descrito como sendo da sub-família Spinosauridae, a qual pertencia já o conhecido Spinosaurus aegyptiacus. A família Spinosauridae divide-se em duas famílias: Spinosauridae e Baryonychinae. À primeira pertencem por exemplo, o Irritator e o Spinosaurus, enquanto à segunda pertencem, entre outros, o Baryonyx e o Suchomimus.

Ficha técnica:

Nome: Irritator
Data: -110 Milhões de Anos (Cretáceo Inferior)
Jazidas de Fósseis: América do Sul
Comprimento: 8 metros
Dieta: Peixe e ocasionalmente animais voadores
Habitat: Pântanos

INFORMAÇÃO ADICIONAL: Não se esqueça de votar na barra lateral direita acerca do próximo projecto do blogue! Seu voto é precioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário