sábado, 7 de abril de 2012

Yutyrannus - Parente do conhecido T-Rex é o maior animal de penas que alguma vez andou na terra

Yutyrannus  Dr Brian Choo

Yutyrannus. Assim se chama a mais recente descoberta no mundo paleontológico que aparentemente possuía penas. As descobertas incluem algumas penas, e indicam que o Yutyrannus é mesmo o maior animal de penas a alguma vez pisar na Terra.

O Yutyrannus viveu à cerca de 125 milhões de anos atrás, no Início do Cretáceo, e pesava 1,400 kg.

A espécie foi identificada por três fósseis descobertos no nordeste da China, e assim permite obter algumas informações mais acerca da evolução do T-Rex, demonstrando que este parente poderá ser uma espécie de pré-Tyrannosaurus, ou seja, há possibilidades do Tyrannosaurus Rex ter evoluído destes dinossauros.

O Tyrannosaurus viveu à 65 milhões de anos atrás, ou seja, 60 milhões de anos depois do Yutyrannus, no entanto, os seus parentes são relativamente mais pequenos.
Os cientistas chineses responsáveis pela descoberta afirmam que estes dinossauros serão um exemplo de espécime de quando os Tyrannosaurídeos apareceram, sendo uma das primeiras espécies do género a pisar a terra. O Yutyrannus será então, o início da evolução deste grupo.

Yutyrannus  Dr Brian Choo

Os fósseis descobertos incluem um adulto de 1 tonelada e meia de peso e dois juvenis com meia tonelada de peso. O nome Yutyrannus huali significa "bonito lagarto de penas" e partilha algumas características com o Tyrannosaurus, à excepção que o Tyrannosaurus possuía 2 dedos nas patas dianteiras, o Yutyrannus possuía três. Os cientistas acreditam que as penas serviriam para isolação do corpo, ou seja, para aquecê-lo, por exemplo. Xu Wing foi o responsável pela descoberta. Estima-se que o dinossauro medisse 9 metros de comprimento.

Ficha técnica:

Nome: Yutyrannus
Data: -125 milhões de anos (Cretáceo Inferior)
Jazidas de fósseis: China
Comprimento: 9 metros
Dieta: Carne
Habitat: Habitats frios (estimação)

Sem comentários:

Enviar um comentário