Tinha o focinho e a traseira da cabeça ornamentados com nódulos ósseos. Os maxilares estavam cobertos por numerosos dentes minúsculos. Foi um dos últimos dinossauros do seu grupo, apareceu há 70 milhões de anos atrás, tendo desaparecido há 65 milhões de anos, no fim da idade dos répteis, ao mesmo tempo que muitas outras espécies.
O Pachycephalosaurus ou simplesmente "Pachy" viveu no período Cretácico na América do Norte. O nome Pachycephalosaurus significa "lagarto de cabeça grossa" e não se tem a certeza sobre a sua alimentação (melhor dizendo: não se tem a certeza sobre a alimentação de todos os paquicefalossauros), mas estima-se que se alimenta-se de frutas, plantas fibrosas, insectos e talvez pequenos animais - sendo assim - omnívoros.
O Pachycephalosaurus era o paquicefalossaurídeo com o crânio mais imponente. A cabeça media 60 cm mas era encimada por uma cúpula incrivelmente espessa, com 25 cm. A caixa craniana, por baixo dessa massa óssea protectora, continha um cérebro minúsculo. Existe uma espécie de Pachycephalosaurus: wyomingensis.
Comparação entre os maiores Pachicefalossaurídeos |
Temos um selo para você no nosso Blog, passe lá e confira! Muito sucesso!
ResponderEliminar