terça-feira, 3 de julho de 2012

Nova descoberta mostra que penas eram comuns em dinossauros: Sciurumimus é o dinossauro mais recente descoberto!

Esqueleto de Sciurumimus tal como encontrado numa escavação de calcário


Sciurumimus albersdoeferi , como foi apelidado é a mais recente descoberta no mundo paleontológico. O dinossauro foi descoberto numa escavação de calcário e a sua descoberta mostra que as penas afinal, podem ter sido mesmo comuns em dinossauros.

Cientistas afirmam que esta descoberta traz uma nova linagem de terópodes, sendo os ancestrais de pássaros e sugerem que todos os terópodes tinham penas, e talvez alguns outros dinossauros. Este terópode é o único dinossauro carnívoro que não tem uma ligação direta com as aves, em alguma parte.

O fóssil traz algumas marcas de pele (amarelo)
Sabe-se que antes , pensava-se que apenas dinossauros da família dos Coelurossauros, um grande grupo de terópodes que inclui o famoso Tyrannosaurus Rex, mas, na verdade, a descoberta do Sciurumimus veio mudar tudo! Na verdade, este "novo" terópode trata-se de um... Megalossauro, ou seja, pertence à família dos Megalossaurus, que inclui famosos dinossauros como o Carcharadontosaurus ou Giganotosaurus.

A descoberta indica que o Scriurumimus fica numa posição base na árvore genealógica dos terópodes, vivendo antes de muitos famosos dinossauros, indicando assim que, todos os terópodes tinham penas.

O fóssil é de um jovem Sciurumimus, provavelmente em suas idades ainda mais "verdes", de pouca idade . Encontrado no norte de Baviera preserva vestígios de uma pele filamentosa. Este dinossauro, encontrado em Baviera ( Alemanha ) faz parte do mais completo esqueleto de um predador encontrado na Europa até aos dias de hoje. 

Pensa-se que as penas começaram a desenvolver-se anteriormente aos dinossauros, no tempo dos seus ancestrais.


Sem comentários:

Enviar um comentário