O Dimetrodon é o mais conhecido dos pelicossauros. Carnívoro feroz e corpulento movia-se sobre quatro patas. Tinha uma grande cabeça e dentes afiados. A função da vela dorsal é tema das controvérsias. Segundo a maior parte dos cientistas, a vela permitia-lhe controlar a temperatura do corpo, armazenando calor ou dissipando-o conformo as necessidades. Outros dizem que se tratava de um atributo, sem dúvida vivamente colorido, destinado às paradas nupciais.
Dimetrodon significa "dois tipos de dentes". A parte frontal da maxila exibia longos caninos afiados enquanto a parte traseira incluía numerosos dentes mais curtos, eficazes para cortar carne. Foi um dos principais predadores do seu tempo e alimentava-se de presas de todas as dimensões.
O Dimetrodon viveu no período Pérmico (há cerca de 280 milhões de anos) na América do Norte e mede 3,5 metros de comprimento.
Existiam 14 espécies de Dimetrodon: milleri, natalis, limbatus, booneorum, gigas, gigashomogenes, grandis, loomisi, angelensis, teutonis, occidentalis, dollovianus, macrospondylus e incisivus.
Esqueleto de Dimetrodon |
este comentario foi feito para comentar sobre nosso cometario que estamos comentando neste comentario de um comentarista comentador de comentarios.
ResponderEliminar