sábado, 27 de novembro de 2010

Dimorphodon

O Dimorphodon foi um dos primeiros pterossauros do Jurássico. Viveu há 205 milhões de anos, no actual Sul de Inglaterra. Possuía uma cabeça grande, dentes compridos afiados e a longa cauda rígida típica dos Rhamphorhyncoidea. Tinha um comprimento total de 1m, com 10 cm a ficarem para a cabeça. A envergadura era de quase 1,5 m.

A grande cabeça do Dimorphodon parecia pesada, com o focinho alto e estreito, mas o interior do crânio era formado por uma couraça óssea e não por placas, o que lhe reduzia o peso. Os três dedos com garras em cada asa eram fortes e encurvados. Permitiam-lhe trepar às árvores ou subir rochedos.
Devia viver ao longo de rios, tal como muitos outros pterossauros.
O Dimorphodon era sem dúvida um caçador que escolhia presas entre insectos, vermes e outros pequenos animais. Os seus dentes diferenciados, quatro pares cilíndricos na frente das maxilas e numerosos pequenos dentes na traseira, valeram-lhe um nome que significa "duas formas de dentes". Ignoro se apanhava as presas em voo ou no solo, a quatro patas, visto que sabia andar sobre as mesmas.
O "bico" do Dimorphodon era alto mas muito estreito. Deve ter sido muito colorido e servido para seduzir um parceiro ou para reivindiciar um terrotório durante as paradas, tal como as aves actuais como o calau.
Os estudos da bacia e das patas posteriores do Dimorphodon levantam a possibilidade de o animal poder caminhar sobre os dedos, à maneira das aves actuais. Esse era também o modo de deslocação de numerosos dinossauros. O Dimorphodon tinha cinco dedos com garras em casa pata, incluindo dum pequeno dedo virado para trás ou para o lado para se equilibrar quando estava de pé. Os outros pterossauros, com patas mais fracas e afastadas para os lados, estavam condenados a arastarem.se desajeitadamente pelo chão.

As grandes asas e a cauda no prolongamento do corpo equilibravam-node um modo natural, pelo que o Dimorphodon planava com facilidade e perfeição.
Contrariamente aos seus congéneres, o Dimorphodon possuía patas posteriores poderosas e bem desenvolvidas. Podia pôr-se de pé para caminhar, ou inclinar-se para a frente e servir-se dos dedos das asas para correr a quatro patas. Viveu na Europa, no Sul da Inglaterra e costumava habitar falésias.

Sem comentários:

Enviar um comentário